Os tipos de lápis

Um item básico para desenho é o lápis. No entanto, ao contrário do que se imagina, não é apenas sentar, pegar um lápis qualquer e sair riscando o papel. É necessário analisar o tipo do desenho que vai fazer, traço-a-traço para definir quais tipos de lápis serão utilizados.

Sim, há vários tipos de lápis. E cada um deles deixa o desenho com uma característica toda especial.
Os lápis são classificados de acordo com o grafite.
Você certamente já viu lápis 2H, HB ou 2B (foto), mas possivelmente nunca entendeu o que significavam essas letras, não é mesmo?
Pois explicaremos:
O H vem da palavra inglesa Hardness, dureza em português. Quanto maior o H, maior a dureza da grafite. Isso significa uma aderência mais suave no papel. Assim, lápis H é muito utilizado em esboços ou desenhos que pedem uma suavidade ou ainda aplicá-lo buscando um determinado efeito.
O B vem da palavra inglesa Blackness, negritude em português. Quanto maior o B, mais escuro é o traço. Este é muito utilizado para fazer o desenho em si.
Mas tem um tipo de lápis muito conhecido: o famoso lápis HB.  Este é o tipo de lápis utilizado pelas pessoas para escrever. Ele mescla a dureza (do H) com a negritude (do B) e o resultado é ideal para uma escrita clara e visível.

Estes são alguns tipos de lápis e suas aplicações. Um bom desenhista tem ainda vários outros recursos que são empregados em cada tipo de desenho, ou melhor, em cada tipo de traço. Cada um requer um estilo diferente, um toque peculiar. 
E é isso que deixa o desenho e a arte tão especial

Comentários

Postar um comentário