Na Ponta do Lápis

Trabalhar com desenho é uma arte à parte.

Crédito Ilustração: Bruno Wolf
Todo desenhista já ouviu, pelo menos uma vez, a célebre frase: “Faz de graça que eu divulgo seu nome”. Quando comecei na profissão pediam charges de graça em jornais sindicais e prometiam divulgar sempre com o seguinte argumento: “Nossa tiragem vai ser de 20 mil exemplares. Será muito bom para você!”.

Hoje em dia os pedidos de 0800 (de graça) não pararam, mas em geral são jovens que sonham em fazer sucesso na internet.

Em mais de 20 anos de carreira, uma coisa eu posso falar para os iniciantes: NÃO CAIAM NESSA

Trabalhar, por mais que seja com desenho, não é hobby. Crianças desenham por prazer. Profissionais trabalham por necessidade ou em busca do sucesso em suas carreiras.

Outro grande erro que vejo é o desenhista que não respeita seu próprio trabalho. Muitas pessoas, no intuito de entrar no mercado, colocam preços quase simbólicos em seus trabalhos. Esses dias, vi uma pessoa oferecendo seus trabalhos a R$ 10,00/cada. Esse tipo de atitude atrapalha não só a ele como o mercado. “Ah, mas eu preciso ter o dinheiro do pão...” Tá, mas além do pão, precisamos morar, vestir e todas as necessidades básicas de um ser humano.

montagem Kadu
A composição do preço de um desenho é um assunto delicado - e que muitos não conhecem. Vira e mexe eu recebo e-mail de desenhistas que estão começando (ou até os que estão há algum tempo no mercado), pedindo tabela de preços.

Esse tipo de informação é muito subjetiva e alguns passos devem ser levados em consideração antes de falar em preço.

PASSO-A-PASSO PARA ANÁLISE DE VALOR

1: Ser 
O segredo em qualquer ramo de negócio é SER e não TER.
Pessoas de sucesso podem perder tudo, e mesmo assim saberão começar de novo, do zero. Pois possuem o CONHECIMENTO e SÃO o que vivem. Artistas de mais renome e experientes têm trabalhos com valores maiores do que pessoas desconhecidas ou iniciantes. Ex: Um ator da novela das 20h tem cachê maior que um figurante.

2: Recursos utilizados
Quanto precisou gastar em material, equipamentos, energia elétrica, demais recursos para a execução de determinado trabalho? 

Já vi gente baixar custo de serviço pela metade, alegando que seu trabalho ficou mais rápido depois que comprou um equipamento de R$ 10.000,00. Ganhou no tempo, até aí ok. Mas e o diferencial que oferece, onde entra? E a amortização do custo deste novo equipamento não foi levada em consideração? Tudo deve ser levado em consideração, na hora de oferecer um trabalho:
  • Material de desenho é caro e em geral importado. Não se desenha com Bic, lápis de papelaria e folha de sulfite. Quais materiais eu uso e qual o custo deles em um desenho? Mesmo que o custo seja revertido em tempo.
  • Quanto gastarei de energia elétrica para desenhar (iluminação e computadores)? Faça a média verificando a conta do mês e sua carga horária de trabalho por dia.
  • A técnica utilizada também é outro ponto a se analisar. Um desenho realista, cenário, mascote, caricatura, HQ, ou o que for, tem um um tempo determinado de produção e tudo isso deve ser analisado.
  • O valor que o seu cliente dará para o desenho é fundamental para decidir como cobrar por ele. Se é o dono de uma loja lhe pedindo um mascote, entenda que o valor para ele é comercial, pois ele vai ganhar dinheiro em cima do seu trabalho. Já o amigo do seu amigo, que quer o desenho de um mascote para colar na parede do filho mais novo, é totalmente pessoal.
banco de imagens


3: Calcule o valor da sua hora - Necessidade Financeira

Uma vez definido o custo, agora pense em quanto você acha que vale seu tempo.
Comece pensando no seguinte: “Quanto tempo posso dedicar por dia e quanto quero receber no fim do mês? Quais encargos terei que pagar com meu trabalho? ”
A partir daí você pode calcular sua hora de trabalho e assim passar um orçamento.

4: Calcule o tempo a ser dispensado em cada trabalho

Como calcular seu trabalho?
  • Peça o maior número de detalhes para seu cliente: se será colorido, onde será usado (isso ajuda a definir que material ou software usar), qual o prazo de entrega, etc;
  • Anote os passos para desenvolvimento do desenho e o tempo gasto em cada um desses passos até a finalização do trabalho.
  • Some todos os minutos que gastará para este trabalho e veja o tempo total;
  • Calcule baseado em sua hora de trabalho.
O mercado sempre irá permitir que o profissional cobre pelo seu serviço/produto o valor que desejar. No entanto, é necessário observar que vivemos uma época em que os consumidores estão cada vez mais exigentes e, neste aspecto, o preço não é tudo. A qualidade ainda está em primeiro lugar. 

Comentários