Caricatura e cartoon: quando e onde usá-las

Quais atributos você imagina quando falamos em um bom desenhista? Primeiramente, que ele possua traços  que reproduzem - ou criem - quase com perfeição cenários e rostos, certo? E que tenha uma enorme imaginação para transformar ideias em desenho, não é mesmo?

Esses, sem dúvidas, além de alguns outros, são aspectos fundamentais que um bom desenhista deve ter. Porém, hoje destaco uma outra característica fundamental: visão estratégica.

Refiro-me da capacidade de o desenhista definir os melhores meios para atingir determinados resultados. De uma maneira mais prática: é a perspicácia que o desenhista tem de definir qual o estilo do desenho irá se adaptar melhor ao resultado pretendido - por ele mesmo ou pelo cliente.

Dito isso, hoje vou falar sobre dois estilos de desenho: caricatura e cartoon. Embora tenham semelhanças, é fundamental saber qual e quando usá-los. E essa é a função de um bom desenhista!


 

A caricatura (desenho ao lado), com seus traços distorcidos acentuando as características físicas das pessoas, é perfeito para festas ou eventos, em que o intuito é descontrair o ambiente e criar um clima divertido e irreverente.


Não à toa, as caricaturas ao vivo em eventos tornam-se uma atração à parte, com filas enormes de convidados interessados em suas caricaturas. O objetivo final da caricatura é sempre provocar o riso nas pessoas. Também funciona muito bem como presentes, estampadas em canecas, copos, camisetas - e até mesmo avulsas, para serem colocadas em porta-retratos. Seu traço é marcante, fazendo com que seja um presente inesquecível.

Já o cartoon possui um tipo de traço mais simples, com menos detalhes faciais, sempre puxando para um estilo mais parecido com os personagens de desenhos da televisão. Embora ele originalmente tenha um viés humorísticas, as distorções nas fisionomias desenhas podem ser mais leves, não tão acentuadas - e por consequência - menos cômica do que as caricaturas.

É recomendável seu uso em peças de decoração de festas e eventos, deixando o ambiente personalizado. Pode ser um banner, por exemplo, ou qualquer outra peça que enfeite o ambiente. Outra finalidade do traço estilo cartoon é a confecção de mascotes (na imagem ao lado). Muito usado em campanhas eleitorais, os mascotes para políticos seguem o estilo cartoon. Traços simples, formando um desenho extremamente carismático simpático aos olhos do público.

Entendeu a diferença e os usos da caricatura e do cartoon?


É como costumo dizer: não basta que o desenhista tenha um traço impecável e uma criatividade sem limites. É claro que são características importantes para qualquer profissional que vive do desenho. No entanto, elas devem ser acompanhadas de visão estratégia. Ele deve entender a fundo o negócio e a finalidade do desenho para o seu cliente. Um bom desenhista, utilizando suas virtudes, faz com que os resultados sejam maximizados, levando o cliente a obter o resultado que espera

Comentários