Dia do Desenhista: temos o que lamentar, mas temos muito o que comemorar

Hoje, sexta-feira, 15 de abril comemora-se o Dia do Desenhista, profissão que escolhi seguir desde criança.
Mas será que nós, desenhistas, temos o que comemorar?
Quando decidi escrever este texto decidi expressar o lado B da profissão. Afinal, nem tudo são flores.
A internet ajudou muito o nosso trabalho, mas todo bônus tem seu ônus. A crise política que assola o Brasil chegou a nós desenhistas da pior maneira possível: o plágio. Grupos políticos e indivíduos passaram a plagiar desenhos sem o menor respeito pelos autores. Pior do que isso: os plágios mudam completamente a ideia do autor e o posicionamento que o desenho originalmente passa.
O chargista do Novo Jornal, de Natal (RN), passou por isto recentemente. Ele desenhou uma manifestação Pró-impeachment em que as pessoas vestidas com camisa amarela fugiam de um livro de história. A imagem foi completamente deturpada. Veja a imagem abaixo:
O desenho original à esquerda e o plagiado à direita
Outra situação recente foi o Boneco Dilma Inflável, utilizada em algumas manifestações Pró-impeachment. O boneco foi elaborado através de um desenho plagiado. Veja a imagem:
Foto: Fernando Amorim/Ag: A Tarde
Muito triste para nós, desenhistas, que passamos anos e anos aprendendo a "driblar" a ditadura através das charges. Mais uma vez somos vítimas da política, embora a responsabilidade desses atos sejam da própria sociedade, que infelizmente possui alguns setores desprovidos de ética e respeito pelo trabalho alheio.
Eu mesmo fui vítima recentemente com charges que fiz para o jornal Vale Sul. Simplesmente pegaram partes de desenhos feitos por mim e colocaram sob outro contexto, sem a minha anuência e conhecimento, simplesmente para fazer oposição ao governo da região.
Além de ser um ato extremamente antiético, é passível a de processo. O desenhista está coberto pela Lei de Direitos Autorais, além da própria Constituição Federal, Código Civil e Marco Civil da Internet.
Puxa, mas não há nada para se comemorar no Dia dos Desenhistas? Foi essa pergunta que me fiz.
Cheguei a conclusão de que os desenhos alegram as pessoas. Pelo menos durante um curto período de tempo, as pessoas ficam felizes com o resultado de seu trabalho, seja ilustrando um livro ou através de uma caricatura.
O papel do chargista é muito mais do que fazer rir, mas através do humor, alertar sobre problemas que abalam nosso cotidiano. Assim como o bufão, que era a única pessoa que tinha o direito de criticar o rei, através do humor ácido, o chargista cumpre esse propósito nos dias atuais.
Levar um pouco de humor e leveza às pessoas através das artes gráficas é extremamente gratificante. Por isso é que devemos comemorar, sim, o Dia do Desenhista. Trabalhar com o que amamos e e ainda ter a oportunidade de distribuirmos felicidades é motivo de gratidão e de comemoração.
Parabéns aos desenhistas pelo seu dia!

Comentários

  1. Mas isso é a internet brasileira, um mundo e terra que as pessoas acham que é sem lei. A tendencia é piorar infelizmente.

    ResponderExcluir
  2. Enquanto não se investir em educação de fato isso vai continuar por anos e anos. Mas ao invés disso os nobres políticos eleitos ficam com seus altos salários em fazem valer o voto. ALIAS voto É UMA COISA Ilusória no BRASIL.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Hassan, bom dia. Este é o ponto: educação! Abraço!

      Excluir

Postar um comentário