Caricatura ou mascote?

Trabalhando com desenho, procuro sempre atender, da melhor maneira possível, as necessidades e expectativas dos meus clientes. Nada seria mais frustrante para mim do que vê-los desapontados ou desiludidos.

No entanto, em alguns casos, ocorrem pequenos mal entendidos e, tão logo esclarecidos, consigo atingir, em 100% dos casos, a expectativa.

Uma dessas situações de mal entendidos é quando recebo um pedido para fazer uma caricatura, quando na verdade o que o cliente quer é um mascote. Assim, neste post, irei explicar qual a diferença entre a caricatura e o mascote.

A caricatura (foto ao lado)

É muito usada como presente a amigos e conhecidos. É uma maneira bem humorada, irreverente e marcante de presentear. Na caricatura, são ressaltadas e ampliadas características físicas das pessoas, na tentativa de deixar o desenho mais engraçado. Ela é voltada para o humor. Sua finalidade é criar um clima descontração às pessoas.

O mascote

É muito usado para fins comerciais e políticos. Em época de eleição, por exemplo, recebo vários pedidos por mascotes de políticos. Para chegar ao desenho final, é realizado um estudo, que envolve principalmente a percepção de marca (como a marca é vista pelas pessoas), o mercado de atuação, o objetivo do mascote, entre outros fatores sociais, econômicos e até geográficos.

Mascote criado para uma oficina mecânica

Geralmente, faço isso com o auxílio do cliente, que me fornece o máximo de informações possíveis. Até chegar ao desenho final, faço uma série de provas e envio ao cliente. Em conjunto, promovemos alterações e ajustes até chegar ao resultado final. Os traços do mascote também diferem dos das caricaturas. Enquanto que nas caricaturas são mantidas as feições, os mascotes se assemelham muito mais a bonecos ou cartuns, sem tantos detalhes como nas feições humanas. Apesar de parecer mais simples pelo traço, o mascote requer muito mais trabalho do que a caricatura.

Mascote criado para
 campanha política
Mascote ou caricatura?

Um grande problema que acontece, principalmente nesse período que se aproxima de eleições, é que muitas pessoas pedem um caricatura, quando na verdade precisam de um mascote seu, já pensando em trabalhar sua imagem.

O problema é que, como o nível de complexidade da produção é diferente, os preços também diferem.

Para cada fim, existe um tipo de desenho. Seja caricatura, mascote ou qualquer outro estilo é sempre bom avaliar bem com o cliente as reais necessidades dele. O importante não é atender, mas atender bem as necessidades do cliente.

Comentários

  1. Boa noite,estou começando a trabalho com festa personalizado e não tenho ideia de preços se possível favor me passar o valor da caricatura e do mascote

    ResponderExcluir

Postar um comentário