O desenhista além do caricaturista

O dicionário Aurélio traz uma uma definição um tanto simplória para o termo desenhista: Que ou aquele que desenha. 

Um pouco mais complexo do que a própria definição, o desenhista tem diversas formas e estilos para expressar sua arte. Quanto mais completo é o desenhista, mais estilos ele domina.

E, ao contrário do que muitas pessoas podem imaginar, não é tudo a mesma coisa.  Os estilos são bem diferentes. Alguns exigem estudo aprofundado, outros necessitam de uma percepção aguçada sobre o cotidiano. E por aí vai, cada um com sua peculiaridade.

Comecei a minha carreira - como quase todos os desenhistas -, fazendo tirinhas dos meus super-heróis preferidos. Foi ali que percebi que poderia levar adiante minha carreira de desenhista.

Hoje, o estilo que mais pratico são as caricaturas. Uma divertida forma de desenhar pessoas que caiu no gosto popular.

Mas faço outros tipos de desenhos também: charge, pop art, mascote, hiperrealismo, ilustração para campanhas de  publicidade, logotipos, além das próprias tirinhas.



Muitas vezes, a principal dificuldade no momento do desenho é expressar através dos traços o que está fora do campo de visão da maioria das pessoas.

É passar para o desenho o sentimento da pessoa que está sendo desenhada. Ou descrever às pessoas através do desenho o ambiente de um local. Ou ainda, nos casos das ilustrações para campanhas publicitárias, despertar nos consumidores o interesse que a empresa contratante deseja.

E é aí que vemos o talento do desenhista.

Assim, contrario um pouco a definição do Aurélio: desenhista não é apenas aquele que desenha. É aquele que observa, sente, analisa, estuda, pensa e enfim....desenha!

Comentários