Como faz: o esfuminho e a sua importância

O resultado final nós conhecemos: divertidas caricaturas e inspiradíssimos desenhos. Mas como a arte foi feita? Afinal de contas, os traços não nascem sozinhos.

Pouca gente conhece os recursos utilizados, as ferramentas usadas e as técnicas empregadas para a obtenção daquele efeito fantástico que enche os olhos do público.

A partir de hoje traremos aqui no blog algumas ferramentas e alguns recursos utilizados pelo Kadu - e por outros desenhistas - em seus desenhos.

A primeira ferramenta que apresentaremos é esfuminho.



Esfu... o que?

O esfuminho é basicamente um pedaço de papel enrolado em formato de lápis - inclusive com a ponta.  É utilizado para espalhar o grafite pelo desenho, dando um aspecto de fumaça ou sombreamento.

Usa-se da seguinte maneira: com a grafite já em formato de desenho no papel, pegamos o esfuminho e, como um lápis, passamos sobre a grafite e a espalhamos para dar o efeito desejado.

Grafite sendo espalhada com o esfuminho

E o interessante do esfuminho é que, pela sua simplicidade, qualquer pessoa - desenhista ou não - consegue criar o seu próprio. É necessário apenas uma folha de sulfite, que, após ser enrolada em formato de lápis, tornou-se um esfuminho.

Apenas uma recomendação para o bom uso do esfuminho nos desenhos:

Talento e criatividade! Toda ferramenta é inútil sem essas duas características.

Comentários