A ironia de Justin Bieber e o objetivo da caricatura

Na semana passada, noticiou-se no mundo todo o fato de o cantor Justin Bieber (foto) ter ironizado uma caricatura que ganhou de presente de um fã, através do Instagram. Ele postou o desenho e escreveu na legenda: "A coisa mais engraçada que eu já vi na vida".

O fato rendeu críticas ao jovem astro da música - inclusive dos seus próprios fãs, que condenaram a maneira com que ele tratou o fã desenhista.

Sem entrar na questão da qualidade do desenho, o cara gastou seu tempo, sem ganhar nada, e acabou ironizado diante do mundo.

Provavelmente o fez por carinho ao ídolo, para homenageá-lo. Talvez tenha sido um dos primeiros desenhos - ou talvez até o primeiro - de um jovem que sonha com uma carreira como desenhista. Aliás, espero que o fato não o desestimule a seguir desenhando.

O artista deve se sentir lisonjeado. A ironia é uma forma de humor. E o objetivo da caricatura é exatamente esse: levar humor, riso, divertimento e alegria às pessoas através de traços bem-humorados. É inclusive o que busco fazer nos eventos em que participo ou nos desenhos que envio.

Além do mais, o artista teve seu desenho exposto para o mundo. Apenas no Instagram, Bieber tem mais de 38 milhões de seguidores.

É bastante comum as pessoas não gostarem de se ver caricaturadas ou acharem que a caricatura não representa a realidade. Normal. Quando nos olhamos no espelho, muitas vezes também não gostamos do que vemos.

Mas a  caricatura não é para ser levada a sério. Ela é feita para o humor, para o riso. E, sendo este o objetivo principal, o artista da caricatura de Bieber cumpriu muito bem seu papel.

Parabéns!

Comentários