O treino do desenhista

Antes de entrar no teatro lotado, o ator ensaia dias para realizar uma apresentação impecável ao seu público. Mas e o desenhista? Não é necessário treinar para fazer caricaturas, por exemplo? É só sentar, olhar para o papel, e sair desenhando?

Com certeza não! O desenhista também precisa de treino. Exercitar seus dotes e conhecimentos é fundamental em qualquer profissão.



Uma técnica de treino utilizada por todos os desenhistas, sejam profissionais ou não, é o sketch. É como se fosse o ensaio final antes de uma peça. Um exercício relativamente descompromissado com o resultado final, cujo objetivo principal é treinar e colocar no papel alguma ideia ou conceito. É fundamental para o que chamamos de "soltar a mão", deixar a mão mais leve para desenhar.

Além do treino, o sketch é também entretenimento para o desenhista. Afinal, para aqueles que amam o que fazem, desenhar é sempre um prazer.

O sketch é feito de maneira rápida, à lápis ou caneta esferográfica, muitas vezes sem o preenchimento de cores, arte final ou outros recursos. É um desenho simples.

Fábrica de ideias

A cabeça do desenhista é uma verdadeira fábrica de ideias. A  inspiração chega sem avisar e não podemos desperdiçá-la. Temos que colocar aquela ideia no papel no momento em que ela surge. Para isso, os desenhistas têm sempre por perto o seu caderno de desenhos, o chamado sketch book.

São cadernos tipo moleskine (foto ao lado), geralmente de capa dura, com a gramatura da folha um pouco mais grossa do que a convencional. Ideal para desenhos. 

Exemplos de sketchs

As caricaturas que realizo em eventos ao vivo, como os casamentos e aniversários, são sketchs. Nestes eventos, o ritmo é intenso (em duas horas são caricaturadas cerca de 30 pessoas) e não há tempo para retocar ou colorir a imagem.

Semana retrasada seria aniversário de um dos maiores sambistas da Música Popular Brasileira, Adoniram Barbosa. De repente, abri o Google e estava lá o Doodle em sua homenagem. Na hora pensei: "Porque não fazer uma caricatura desse gênio da nossa música?". E assim desenhei a caricatura abaixo em formato de sketch.



Comparação

Para finalizar e ficarem mais claras as diferenças, seguem abaixo uma caricatura em sketch que fiz do pensador e filósofo Nietzsche e uma caricatura colorida e com arte final do ator Arnold Schwarzenegger.


Comentários