Qual a diferença entre caricatura e charge?

- Oi, Kadu, você pode fazer uma charge minha?

A pergunta acima é bastante comum em eventos, solicitações de orçamento e outras situações.

Eu até posso realizar uma charge. Hoje trabalho mais com caricaturas, porém já fiz charges, inclusive ao final do texto está uma que me rendeu prêmio em um Salão de Humor de 1997.

Mas será que realmente é uma charge que a pessoa quer?  Ou seria uma caricatura?

Para quem não é do meio artístico, essa é uma dúvida bastante comum. Qual a diferença entre caricatura e charge?

A maioria das pessoas não sabe diferenciar uma e outra – e não poderia ser o contrário, já que não faz parte do cotidiano dela - embora, ao ver um desenho de ambas, consigam enxergar com facilidade (confira dois exemplos ao final do texto).

E esse é o objetivo deste post, explicar – e mostrar - as diferenças entre esses dois estilos de desenhos que têm no humor o ponto em comum.

A caricatura

É um retrato bem-humorado e divertido, com traços distorcidos, carregando uma ou outra característica física do personagem. O objetivo não é deixar a pessoa mais bonita, mas sim mais engraçada.

A caricatura retrata apenas o (s) personagem (ns) - pode ser apenas o rosto ou o corpo inteiro. Não há preocupação com fatos ou situações do dia-a-dia, ela é atemporal. Sempre  cabe uma caricatura.

Na caricatura, o desenhista define seu próprio tempo.

A charge

Também pode utilizar traços distorcidos para carregar uma ou outra característica, mas a principal diferença para a caricatura é que ela retrata um fato ou uma situação. Sempre de forma irônica ou debochada, como uma piada.

A charge é temporal, depende dos acontecimentos do dia-a-dia. Possui prazo de validade. Ela é muito utilizada na política, no esporte e até para retratar situações do cotidiano.

Na charge, o desenhista é “escravo” do tempo e dos acontecimentos.

Conclusão do desenhista

Há uma situação que costumo utilizar para descrever a diferença entre as duas: Imagine que você é um fotógrafo e vai fazer uma foto.

Você foca em alguém: É a caricatura. Agora você abre o plano: Temos a charge.

Deu para entender a diferença entre elas? Caso não tenha ficado claro, deixe seu comentário abaixo.

Caricatura do Rei do Pop, Michael Jackson

Charge premiada em um salão de humor de 1997

Comentários